QUARTA, 15 AGOSTO 2018
PASSADIÇOS DO PAIVA
8,7km a andar que, seguidos, demoram em média 2h30. Duas horas e meia de alta dificuldade entre Espiunca e Areinho! Os Passadiços do Paiva, localizados na margem sul do Rio Paiva, pertencente ao concelho de Arouca, Aveiro, também designados por "santuário natural" são uma excelente aventura para qualquer amante de natureza!
Não nego o cansaço, mas também não ignoro a felicidade e a realização pessoal que se sente ao se percorrer aquelas tábuas de madeira que nos abrem o caminho por entre a vegetação verde, as montanhas e as cascatas. Lado a lado com as águas do Rio Paiva, prometo que é um dia inesquecível, excelente para relaxar e para nos deixarmos envolver por todo o ambiente circundante!
As fotografias falam por si, mas não são nada quando comparadas com a beleza testemunhada ao vivo de paisagens que parecem ser retiradas dos filmes mais bonitos alguma vez vistos! As praias fluviais (que podem ser encontradas nas extremidades do percurso e no meio), são uma ótima forma de repor energias e de incentivar o descanso, aproveitando as sombras. Todo o ecossistema praticamente "intocado" transborda inspiração e boas energias, num espaço verde e característico pelas espécies existentes, pelos sons da natureza e por todas as características geológicas, visto que, ao longo do percurso, passa-se por cinco geossítios do Arouca Geopark. Contudo, seguem-se algumas recomendações dadas pela própria organização, as quais achei muito importantes.
Recomendações:
- O percurso Areinho - Espiunca é o menos exigente (pois começa com cerca de 1km seguido a subir degraus, mas depois só tem descidas). Contudo, se for para fazer ida e volta, recomenda-se que se comece em Espiunca;
- O uso de protetor solar é essencial apesar das sombras disponíveis;
- Uso de bikini por baixo de uma roupa fresca para o caso de se querer refrescar nas praias fluviais e cascatas;
- É proibido o uso de carrinhos de bebé;
- Recomenda-se que leve uma mochila prática e água;
- Não se recomenda o uso de chinelos;
- Para o percurso de ida existem táxis que fazem essa viagem por cerca de 12-15€;
- O bilhete de entrada (aconselhável comprar-se online com antecedência) custa 1€ e segue a favor da reconstrução dos Passadiços após o incêndio sofrido há alguns anos.
Inês Lourenço