DOMINGO, 11 NOVEMBRO 2018
DA CALMA À CAPITAL
A REALIDADE DE ESTUDAR EM LISBOA

A ROTINA
Estudar em Lisboa pode ter muitas perspetivas e muitas formas de se descrever, mas hoje vou contar-vos a minha. Para quem vem do campo, as diferenças no quotidiano são drásticas.
O dia começa agora mais cedo sempre acompanhada pelo nascer do sol e um bom pequeno-almoço. Aproveito os últimos momentos em que tudo o que me rodeia é o verde, são as árvores, o chilrear dos pássaros, o "som do silêncio". É com prazer que inspiro o ar purificante do campo e o cheiro a terra depois de uma noite de chuva. Deixo-me invadir pela serenidade e preparo-me para o dia que tenho pela frente.
OS TRANSPORTES
Para quem vem da calma, os transportes, embora não sejam uma novidade, são ainda assim diferentes. Começando pela confusão de pessoas atarefadas e a caminho das suas responsabilidades, onde acabar?
É preciso uma certa calma mental para logo de manhã ouvir as reclamações (muitas vezes justas) das pessoas e para sentir o seu stress e impaciência. Os fones são muitas vezes um bom escape a esta realidade. Quando a música começa a tocar, toda a minha mente se abstrai do que me rodeia e começo a apreciar as paisagens que se tornaram parte do meu dia-a-dia enquanto anteriormente apenas as via em eventos especiais e ocasionais.
Desta forma, consigo muitas vezes concentrar-me nas minhas próprias coisas, podendo estudar, escrever ou mesmo organizar o meu dia ou semana. De facto, é ótimo arranjar uma forma de maximizar o tempo despendido nos transportes públicos, principalmente quando a sua duração é maior do que a desejada.
Contudo, se o meu mood não for o desejável para tal, observar as pessoas de forma subtil e imaginar as suas histórias, as suas vidas e contextos pessoais é sempre um bom entretenimento (por mais assustador que possa parecer!).


O AMBIENTE
Esta é, de facto, a secção em que mais posso falar livremente. O ambiente é espetacular! A cidade não é uma novidade para mim, mas fazer parte da minha rotina é! Todavia, o que eu pensava que poderia vir a ser muito confuso e desgastante, é, na verdade, eletrizante!
A energia das pessoas a andarem de um lado para o outro, o frenesim constante e o ruído de fundo fazem com que me sinta minimalista. E que forma melhor de percebermos quem somos e novas realidades?
Algo que tenho a certeza é que estudar em Lisboa me tem aberto os horizontes. As realidades com que sou confrontada dia após dia fazem-me perceber a sociedade, o mundo em que vivemos tal como ele é, sem filtros. E inspiram-me. Inspiram-me tanto que são várias as vezes em que tudo o que me apetece é ficar quieta num local a observar algo e a escrever e estruturar tudo o que a minha mente constrói.
Mas a verdade, é que tudo isto é mágico na minha cabeça quando sei que no final do dia vou voltar para o meu cantinho, para o meu abrigo, para o meu lugar de eleição: calmo, pacífico e sereno!
Lisboa é uma cidade com muito para dar, é uma cidade linda e mágica que continuo a descobrir a cada dia e que me faz querer quebrar barreiras!
Oh Lisboa, quão boa foi a minha escolha!
Inês Lourenço