top of page

QUARTA, 11 SETEMBRO 2019

PORTO

QUARTA, 11 SETEMBRO 2019

PORTO

Ponte D. Luís I

Torre dos Clérigos

Jardim da Cordoaria

Jardim da Cordoaria

Teatro Nacional S. João

Estação Porto-Campanhã

  Nunca pensei ir ao Porto de borla. Aqui está uma frase que cativa as pessoas! A verdade é que a iniciativa do Comboio do Conhecimento me permitiu fazer esta viagem. É natural que muitos não estejam a par da mesma, pelo que deixo o link de forma a poderem descobrir esta regalia dada a certos estudantes (info comboio do conhecimento). Assim, de viagens "pagas", dias escolhidos e um pequeno grupo de amigas: aqui fomos nós! E que dois dias inesquecíveis no Porto!

  A verdade é que só dois dias dos nossos calendários estavam disponíveis e, por isso, quisemos percorrer o máximo de coisas que conseguiríamos. Mas tínhamos algumas regras: a partir do momento que saíamos de casa deveríamos andar sempre a pé (de destacar que ao arranjarmos uma casa de um familiar, também poupámos no alojamento!), as refeições deveriam ser tomadas fora (se era para ir, era para ir com tudo!) e devíamos usar sempre o mapa (exceto em últimos casos). E assim fomos nós à descoberta do Porto!

  Depois de madrugarmos, de chegarmos ao Porto por volta das 9h e de deixarmos as coisas em casa, tínhamos o roteiro do primeiro dia mais ou menos definido. Descemos a Rua de Sta. Catarina apreciando as lojas e a fila do café Majestic. Passámos pelo Tivoli e fomos ter à Avenida dos Aliados. De seguida, voltámos parte do caminho para trás e fomos almoçar ao Food Corner (não é comida típica do Porto, mas também só queríamos era comer a dita francesinha, pelo que nestas refeições decidimos poupar dinheiro e espaço no estômago). De energias recarregadas passámos pela Torre dos Clérigos e descansámos nas sombras do Jardim da Cordoaria. Saindo do mesmo, decidimos rumar aos Jardins do Palácio de Cristal, onde pretendíamos passar o resto da nossa tarde. Não vou mentir... O calor, a distância e a falta de água nos cantis não foram fáceis de lidar, mas lá chegámos e todas as paisagens daqueles jardins sobre o Rio Douro valeram a pena! Com o tempo um pouco mais fresco fomos até ao Parque das Virtudes onde desfrutámos de um bonito pôr do sol. E, para finalizar o primeiro dia, claro que fomos ao Café Santiago comer a tão esperada francesinha!

  No segundo dia tínhamos imensas coisas para visitar, pelo que começámos por passar no Teatro Nacional de S. João. Daí fomos até à Sé do Porto e à estação de S. Bento (depois de furarmos todos os turistas que param a cada metro). Voltámos para trás e passámos a ponte D. Luís I a pé até ao lado de Gaia onde descansámos no Jardim do Morro apreciando a vista digna de um postal. Voltámos para o Porto, almoçámos e descemos a escadaria dos Guindais, apreciando o Cais da Ribeira e os famosos miúdos que saltam da ponte. A subida da escadaria foi uma mini tortura, mas lá conseguimos e rumámos a uma gelataria tradicional de modo a nos refrescarmos e a aproveitarmos os últimos momentos a andar e divagar sem qualquer plano.

  As despesas não chegaram aos 30€ e andámos no total 37km! Vimos 1001 coisas pelo caminho, rimos de 1001 piadas, sorrimos 1001 vezes, muitas delas sem qualquer razão. Mas fomos felizes. Fomos tão felizes banhadas pelo ambiente do Porto, pela simpatia das pessoas, pelas ruas, pela aventura, pela liberdade. Porque fomos livres e todos somos livres quando viajamos. Limpamos a mente e damos-lhe uma nova vida, uma nova recarga, para que esta se mantenha sempre aberta!

  Mais não consigo dizer, a não ser um enorme: BIBÓ PORTO!

Inês Lourenço

PASSADIÇOS DO PAIVA

FOLLOW

  • Preto Ícone Facebook
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Pinterest
  • Wattpad

LOCALIZAÇÃO

LISBOA | PORTUGAL

bottom of page