DOMINGO, 15 DEZEMBRO 2019
O QUE FAZER EM VIAGENS DE COMBOIO?
A verdade é que nos tempos que correm, todo o tempo é pouco e a euforia e algazarra com que as pessoas andam na rua são provas da pressão e stress característicos da atualidade. Assim, surgem as viagens de comboio. Para muitos, uma mera perda de tempo; para outros, uma oportunidade de produtividade. Afinal o que se pode fazer numa viagem de comboio? As hipóteses são quase infinitas, mas ficam algumas sugestões:
1. ADIANTAR TRABALHO
Quando o trabalho parece infinito e não dá margem para descontração, sempre que possível deve-se tirar proveito destas viagens de comboio que, assim, permitirão estar um passo à frente enquanto a própria viagem parece ser reduzida! Afinal, há que ter vantagens na utilização de transportes públicos. Seja no computador, no bloco de notas do telemóvel, no e-mail ou num caderno, os métodos possíveis de se utilizar são imensos.
2. LER
Cada vez que digo alguém que já li x livros este ano ou que ler faz parte da minha rotina, dizem-me “não tenho tempo para ler”. Que desculpa! Viagens de comboio são a altura ideal para esta atividade. E, se o barulho for um incómodo, a utilização de auriculares pode ser uma ajuda. Vais ver que até devoras livros quando te apercebes que a própria viagem se faz muito melhor assim, de cabeça distraída.
3. OUVIR E DESCOBRIR MÚSICAS
Uma boa forma de relaxar, seja antes ou depois do trabalho, pode passar por ouvir música. Imagina o cenário: frio na rua, sentad@ no comboio cobert@ por um quente agasalho, fones nos ouvidos a transmitirem aquelas músicas que te acalmam enquanto vês as paisagens passarem rápido através de um vidro embaciado. Há lá coisa melhor! Mesmo aqueles albúns que acabaram de ser lançados e que queres ouvir com atenção, não há melhor oportunidade para tal do que nestes minutos preciosos em movimento.
4. ESCREVER
Seja um diário, um desabafo, uma história!... O que for! Para quem gosta de escrever e de dar asas à imaginação e à criatividade, confesso que o comboio é uma ótima fonte de inspiração!
5. CONTACTAR
Aquele amigo com quem não estás há imenso tempo, seja por causa da euforia da rotina ou da distância, mas que ainda não enviaste mensagem, porque sabes que, depois, não terás tempo para prosseguir a conversa. Eis as viagens de comboio. Envia essa mensagem. Contacta-te, nem que seja através de um “está tudo bem?”. Mostra que a falta de presença não é motivo de esquecimento.
6. NADA
Esta é capaz de ser aquela “coisa” mais estranha de se fazer e que, ainda assim, faz falta. Não fazer nada. Apenas apreciar a viagem. Descobrir novos pormenores nas paisagens. Imaginar histórias para as pessoas com quem cruzas o olhar ou com quem partilhas o assento. Estranho não é? Mas acredita que às vezes estes momentos de “nada”, apenas de pensamentos, também fazem falta na rotina!
Inês Lourenço