SÁBADO, 09 NOVEMBRO 2019
FUI VOLUNTÁRIA NA WEB SUMMIT 2019
A minha experiência de voluntariado na Web Summit 2019 começa em agosto quando recebo um e-mail a dizer que a minha inscrição tinha sido aceite. Aquela inscrição que tinha feito na desportiva meses antes tinha recebido um "sim" e, no meio de uma boa vida de férias, lá completei o segundo passo para a inscrição. E é exatamente por aqui que começo: o processo de inscrição é demorado! Entre agosto e outubro são vários os e-mails recebidos com partes do processo de inscrição e de distribuição dos voluntários. Contudo, nada posso apontar à organização! Depois de preencher algumas características minhas, fui colocada numa equipa ("Startup Success Team"). É de acordo com os traços de personalidade de cada um que os voluntários são distribuídos pelas diferentes equipas e, consequentemente, pelas diferentes tarefas e responsabilidades.
O briefing de cada equipa chega mais tarde onde, em poucas frases, a organização tenta contextualizar os voluntários sobre as tarefas que vão ter e estes escolhem os turnos que querem fazer. A fase seguinte passa por ser marcada uma visita guiada pelo team leader de cada equipa que apresenta o espaço (não me posso alongar neste campo, porque não pude ir). Isto depois de receber vários e-mails com informações, indicações, conselhos, mapas, etc.
Foi assim que, no segundo dia desta 4º. edição da Web Summit em Lisboa, eu apareci na FIL para o meu turno. Foi-me entregue uma t-shirt com a cor correspondente à minha equipa, uma pulseira e uma acreditação. De seguida, fui acompanhada até à minha tenda de voluntários daquele dia. Estas tendas servem para que, no início dos turnos, os voluntários sejam distribuídos pelos seus locais de ação, e para almoçar. Uma vez mais voltei a ser acompanhada, mas, desta vez, para o local onde iria passar o meu dia - nos Startup Workshops. Eu e o resto da minha equipa fomos recebidas pela responsável daquela secção que nos deu todas as informações necessárias e nos respondeu a qualquer questão/dúvida. Neste primeiro dia, o meu trabalho passou por: receber os speakers e as pessoas que se tinham inscrito para os workshops, ajudar o speaker no que fosse preciso, distribuir copos de água pelas máquinas (algo que me pediram à parte) e ajudar em qualquer situação.
No dia seguinte, estava de regresso para o meu último dia de voluntariado, sendo que me tinha inscrito no Startup Showcase. Este palco baseia-se em apresentações de 2min de algumas startups selecionadas sobre certas temáticas (distribuídas ao longo do dia). Aqui o meu trabalho passou principalmente por receber todos os responsáveis pelas startups que iriam subir ao palco, fazer os seus check-in, esclarecer qualquer dúvida que tivessem e dirigi-los para o backstage de forma a garantir que tudo estava pronto à hora marcada.
No geral, preferi o segundo dia, por ter um trabalho mais definido e onde pude ter contacto com todos os que subiram ao palco. Contudo, ter feito parte das duas experiências fez-me não perder a motivação e ter uma experiência alargada. Quando há 1 ano me inscrevi para ser voluntária na Web Summit, confesso que nunca pensei que fosse aprender e gostar tanto. Deu para conhecer pessoas, para conhecer um mundo (acreditem que é mesmo um mundo!) e para desenferrujar o inglês.
Para todos os futuros interessados, ficam algumas informações:
- o almoço é oferecido;
- os voluntários têm direito a um bilhete para assistir às palestras num dia off;
- a flexibilidade é um ponto-chave na experiência em geral;
- 90% do vosso dia vão falar em inglês;
- as inscrições para 2020 (2-5 novembro) já estão abertas (aqui).
Apesar de ter calhado numa semana muito ocupada, tenho a certeza que hoje tenho um bocadinho de mim esculpido por toda esta experiência de ter participado na Web Summit. Para além de ser uma nova experiência em que embarquei sozinha, pude ainda experimentar diferentes responsabilidades e tarefas e assistir a palestras extremamente interessantes! Por isso, o meu conselho é: se realmente é algo que vos interessa, vão! Não pensem muito. Garanto-vos que vale a pena e que, apesar de algo poder sempre correr mal, têm uma estrutura muito firme (prática e calma!) a amparar-vos.
See you soon Web Summit 2020!
Inês Lourenço