SEXTA, 11 OUTUBRO 2019
SEXTA, 11 OUTUBRO 2019
GRATIDÃO
MUITO MAIS DO QUE UM OBRIGADO
Gratidão. Muito mais que um obrigado. Muito mais que uma vénia. Muito mais que tudo isso: um sentimento. Mas não um sentimento qualquer, um daqueles que te deve acompanhar o dia todo, a semana todo, o ano todo, a vida toda. Mas afinal o que é isto de se sentir grat@? É uma complicação simples na verdade.
Provavelmente, se eu colocar esta questão a uma amostra de pessoas, estas responder-me-ão algo como "estar grat@ por algo é agradecermos algo que aconteceu". Ou seja, um obrigado... A sério? Metem isso em pratos tão simples e limpos? Ao longo dos anos tenho aprendido e sentido o que é verdadeiramente a gratidão e o poder enorme que tem na minha vida e na minha mente.
Sentirmo-nos gratos é também agradecer. Sim, é. Mas é muito mais. É termos aquele sentimento de que não andamos aqui no mundo à toa, sentirmos que as coisas acontecem por uma razão e que estas coisas boas que acontecem nos congratulam e nos enchem o coração. E porquê? Porque nos focamos tanto no que acontece de mal que nos esquecemos do bom, deixamo-lo passar ao nosso lado. E assim vivemos uma vida inteira a pensar no passado e a esperar o futuro sem qualquer atenção e preocupação para com o presente. Sentirmo-nos gratos é sentirmos que somos felizes. Que, por alguma coisa, somos felizes. Porque a felicidade nem sempre tem de ser geral... Basta eu fechar os olhos durante 1min e surgir um sorriso que estou feliz. No meio daquelas 24h sei que, pelo menos, naqueles 60 segundos, fui feliz. E porque é que isso é tão menosprezado? Cada vez mais acho que nós, humanos, somos um bocado masoquistas. Porque nos forçamos a agarrar ao errado, levando uma vida repleta de más recordações e cheia de "vai-se andando..."!
Agora vocês pensam: mas como é que a gratidão pode mudar assim tanto a minha vida? E eu respondo: porque passam a viver no presente. Passam a perceber que o que realmente importa é o hoje e que a sorte de estar por aqui não calha a todos...
E como podem trabalhar em se sentirem mais gratos? Eis um desafio, mas têm mesmo de cumprir! Por duas semanas, um mês, um ano, o tempo que quiserem, escrevam no final do dia 3 coisas que aconteceram nesse dia que vos fizeram sentir bem. Pode ser numa folha, num caderno, numa agenda, no telemóvel, não importa, mas escrevam! O dia tem 24h e eu só estou a pedir 3 coisas. Pode ser uma troca de olhares com uma pessoa na rua que vos sorriu, pode ser o "bom dia" do vizinho, pode ser o nascer do sol, um teste bom, uma coisa qualquer, desde que vos tenha feito sentir bem, felizes, confortados. E aqui vai um pouco de spoiler: essas são as pequenas coisas do vosso dia que vos vão fazer sentir gratos. Vão terminar o dia e, por "mais mau" que tenha sido, vão perceber que houve, pelo menos, 3 coisas que vos deram razão para viver nesse dia.
Portanto, da próxima vez que se deitarem a pensar "que raio de dia que tive", pensem outra vez. Nem todos têm esta sorte de ver um nascer do sol. Nem todos têm esta sorte de poderem sair à rua e ver um sorriso amigo de um desconhecido. Nem todos têm esta sorte de viver. E, essa, deverá ser a vossa maior razão de gratidão, sempre.
"Sábio é o que se contenta com o espetáculo do mundo" - Ricardo Reis
Inês Lourenço