SÁBADO, 20 JULHO 2019
COMO DAR LUGAR À INSPIRAÇÃO?

O tema inspiração é sensível para muitos. A verdade é que não precisamos de ser grandes artistas para precisarmos de inspiração. Nada disso! Aquele texto que não sabemos começar, aquele artigo que queremos escrever e não sabemos como… Se fosse enumerar todas as vezes em que o lado criativo do cérebro parece bloquear, este post já estaria escrito. Se hoje escrevo sobre isto é porque também a mim já me aconteceu: querer ideias para ao blog e não encontrar, querer fins para histórias e não me vir nada à cabeça. E porquê? É a pergunta que mais fazemos para nós próprios e entramos numa espiral de frustração connosco próprios que só bloqueia mais o cérebro e a criatividade.
Assim, ao longo do tempo, fui tentando perceber as situações e o que poderia fazer para que sentisse que a inspiração estava a despertar. Claro que o que funciona comigo poderá não funcionar com todos os que leem este artigo, mas a verdade é que com base nestas referências, podem encontrar as vossas próprias.
1. MODO OFF
Sendo alguém que nasceu e sempre viveu no campo, o contacto com a natureza, para mim, é indispensável. Contudo, muitas vezes vejo-me distraída deste meio pela constante utilização das tecnologias, nomeadamente das redes sociais. Prendemo-nos tantas vezes de volta da vida dos outros que nos esquecemos de viver a nossa. Assim, desligar-me do telemóvel por uma hora, uma tarde ou um dia é uma cura imediata. Sair à rua, inspirar ar saudável do campo e deixar-me relaxar, leva a que as melhores ideias surjam e que me sinta suficientemente bem comigo para que não entre no dito ciclo de frustração interior.
2. ALGO NUNCA VISTO
Algo que também sinto que me ajuda é ir para um lugar que nunca tenha ido. Explorar novas paisagens, novas ruas, novas rotinas! O poder da novidade fornece-me uma energia diferente que me desperta e entusiasma. É diversas vezes nestas situações que sinto que mais me inspiro. Exemplo disso foi a pequena visita que fiz aos Passadiços do Paiva: o poder da natureza aliado à novidade foi o remédio perfeito para a inspiração.
3. OLHAR PARA OS OUTROS COM OLHOS DE VER
Por vezes admiramos características nos trabalhos dos outros que nos esquecemos de anotar mentalmente. Mas uma boa técnica pode ser anotar o que gostamos que outras pessoas façam e, depois, conjugando essas pequenas coisas e dando o cunho pessoal, pode-se construir uma bela obra de arte.
4. MAIS PARA LÁ DO QUE PARA CÁ
Acho que não sou a única que sinto que aquele estado latente de pré sono é um excelente comunicador de novas ideias. É verdade! Às vezes deitar mais cedo e ficar por momentos a pensar nas coisas que queremos realizar leva a que a inspiração atinja o nosso estado de relaxamento. Todavia aconselho a que, quando isto acontece, que se escreva a ideia nalgum lado antes de dormir. Isto porque, às vezes, a inércia já é tanta que estamos mesmo a cair no sono e a probabilidade de não nos lembrarmos no dia seguinte é alta.
Inês Lourenço