QUARTA, 4 ABRIL 2018
ITÁLIA
Itália... Um dos destinos de sonho de muita gente e um país emblemático com uma reputação a nível mundial, não só devido ao seu estilo, como aos monumentos que inclui. E é incrível como se pode ter tantos estilos e ambientes diferentes dentro de um mesmo país, mas a verdade é que Itália, com a sua forma de bota, os tem! Entre Pompeia, Roma e Florença, por onde começar? Talvez pelo início...


Começando pelo início da viagem, Pompeia superou todas as minhas expectativas! Quando cheguei a esta cidade fiquei espantada logo de início com todas as ruínas perante mim e a sua imensidão. Não só a quantidade é absurda como a estrutura em si e as suas dimensões o são! Completamente arrebatada pelo choque inicial, deixei-me estar toda a excursão colada ao guia que me acompanhou! Confesso que o facto de ter a sorte de ter uma pessoa cativante, e que gosta do que faz, a meu lado a fornecer-me qualquer explicação, foi a chave essencial para adoçar o meu gosto por esta cidade. Pompeia, que fora destruída pelo vulcão Vesúvio (ao fundo na imagem) no ano 79, ficou repleta de ruínas que permaneceram muitos anos subterradas. Só quando os trabalhos de escavação começaram é que se percebeu o tesouro que se iria encontrar naquele local! Toda uma cidade "congelada" por cinza e lama onde tudo se consegue distinguir, desde o mercado, aos corpos mortos e passando pelas casas de prostituição. A pormenorização de toda a vida daquela altura retratada em ruínas é simplesmente incrível e deixa-nos com o desejo de saber mais e mais! Mas nada como ver com os próprios olhos!


Seguiu-se a capital de Itália, a emblemática cidade de Roma! Foi o local onde vi mais coisas e que mais me surpreendeu nesta viagem! Comecei pelo Vaticano, Estado que qualquer católico gostaria de visitar. Contudo, confesso que as suas dimensões me deixaram um pouco desapontada. Depois, deixei-me perder um bocadinho pelas ruas movimentadas da cidade, sendo imensas vezes quase atropelada por motas ou pelo trânsito louco! Passei por imensos monumentos, mas claro que tenho de dar algum ênfase à Fontana de Trevi onde, segundo a tradição, atirei as moedas com a mão direita sob o ombro esquerdo. Se vai resultar nalguma sorte não sei, mas não custa tentar! A água límpida sob os olhares curiosos de cada turista foi um espetáculo lindo de se ver. De seguida, dirigi-me para o Coliseu que me deixou boquiaberta com a sua grandiosidade! O facto de ser tal e qual como se vê nas fotos e nos filmes, deixou-me paralisada e com imensas emoções a correr-me no coração! E garanto que jamais esquecerei essa sensação de me surpreender a cada esquina, a cada rua, a cada monumento, a cada praça!


Por fim, cheguei a Florença! E o que dizer? Apesar de não ter tido a mesma sorte que em Pompeia de me calhar um bom guia, adorei preencher o meu olhar com a sua beleza característica! A Ponte Vecchio deixa qualquer um de queixo caído e, obviamente, que não fui uma exceção! Foi lá que provei a minha pizza italiana que simplesmente amei e foi lá que terminei a minha viagem por Itália, sentindo uma grande inércia em deixar este país magnífico! Jamais sairá da minha memória todos os momentos que lá passei e o quanto abri os meus horizontes para coisas nunca antes vistas e que amei experienciar!
Ciao Itália!
Inês Lourenço