SEXTA, 1 DEZEMBRO 2017
COMO FAZER O DINHEIRO RENDER?

Quando falo em mesada, na verdade, falo também em ordenado. Qualquer que seja o dinheiro que recebemos (até aquele que nos é oferecido nos anos), temos sempre a tendência de o gastar de uma forma absurda. Tudo o que sei é que, quando penso que ainda tenho muito de parte, já foi todo! E saber que há várias formas de nos organizarmos para que nunca nos falte dinheiro e, ainda assim, conseguirmos poupar algum para gastar naquela peça de roupa que andamos a namorar, naquela viagem de sonho ou naquele jantar de amigos...
Todos temos as nossas despesas, quer sejamos mais novos ou mais velhos, e cabe-nos a nós gerirmos o dinheiro que recebemos. O segredo é separar logo o dinheiro que vamos de certeza precisar para pagar contas, transportes, etc daquele que nos vai proporcionar momentos de entretenimento. Se já tens um evento marcado, um aniversário, um concerto, um almoço, deixa também algum dinheiro de parte para essas coisas, pois todos sabemos que, de alguma forma, vamos sempre precisar de algum, nem que seja para contribuir para uma prenda.
Com o dinheiro que após esta filtragem ainda sobrevive, resta saberes ter cuidado com o mesmo e não gastar na primeira coisa que encontras. Por exemplo, se vais almoçar fora com amigos, apesar de teres dinheiro, leva o sumo ou a garrafa de água de casa e só pagas a comida. Parece que não, mas acredita quando digo que vai fazer a diferença! A bebida é, normalmente, das maiores despesas. Coloca esse dinheiro num mealheiro e acredita que vais juntar mais do que imaginas!
Inês Lourenço